processos gerenciais
Centro de Educação à Distância
CST - Processos Gerencias
Processo Administrativo: as funções administrativas – teoria e prática.
Porto Alegre, 14 de Setembro de 2012
INTRODUÇÃO
O processo de planejamento é a forma de definir objetivos a serem alcançados, os meios que possibilitem atingir os objetivos, passar de onde se está para onde se vai chegar num determinado espaço de tempo, tomando as decisões necessárias para executar o planejado, cada uma das competências para o planejamento comporta em erros e acertos que dependem da competência do planejar.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico: É o planejamento de nível institucional que estabelece a missão, os produtos e serviços a serem oferecidos.
Planejamento Tático: É o planejamento de nível administrativo, que traduzem os planos estratégicos em ações especializadas, marketing, operações, recursos humanos, finanças.
Planejamento Operacional: É o planejamento de nível de execução, o que fazer e como fazer, usando cronogramas e orçamentos.
Fazendo um comparativo entre os textos do Professor Roberto Shinyashiki e Professor Paulo Barreto dos Santos, podemos definir que o “planejar” é uma ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação especifica do processo decisório. As decisões que procuram de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento. Temos dois textos de diferentes concepções: O do Professor Roberto Shinyashiki foca na atitude mental do administrador em ter uma visão de futuro baseado nos acontecimentos do dia a dia e mantendo um foco no sucesso. O do Professor Paulo Barreto dos Santos é mais focado nos desafios que os administradores enfrentam nas organizações, como se deve comportar, como se deve planejar sua carreira como se devem enfrentar