Processos Gerenciais
O Calor como Medida de Energia Transferida
Objectivo
O meu objectivo para esta experiencia é verificar a transferência de energia entre dois sistemas, e também associar a temperatura ás sensações de quente e frio.
Introdução
De forma qualitativa, podemos descrever a temperatura de um objecto como aquela que determina a sensação de quanto ele está quente ou frio quando entramos em contacto com ele.
É fácil mostrar que quando dois objectos são postos em contacto (dizemos que eles estão em contacto térmico), o objecto com temperatura maior esfria, enquanto que o objecto com temperatura menor esquenta, até um ponto em que não ocorrem mais mudanças e, para os nossos sentidos, eles parecem estar com mesma temperatura. Quando as mudanças térmicas terminam, dizemos que os dois objectos (mais rigorosamente, sistemas) estão em equilíbrio térmico. Podemos então definir a temperatura de um sistema dizendo que a temperatura é uma quantidade que é a mesma para ambos os sistemas, se eles estão em equilíbrio térmico. Chama-se calor á energia transferida entre dois corpos a temperaturas diferentes.
O calor transfere-se do corpo que está a maior temperatura para o corpo que está a menor temperatura.
A transferência de energia é a passagem de energia de um sistema para o outro.
Material:
1 - Uma tina com água quente (45ºC)
2 - Uma tina com água fria (10ºC)
3 - Outra tina com água normal
4 - Dois termómetros. Natureza: ___ ; Alcance: ____
5 - Placa de aquecimento
Procedimento experimental:
1º - Encheram-se as tinas com água quente, fria e normal e de preferência com volume igual.
2º - De seguida, mergulhou-se durante 1 minuto, uma das mãos na água quente e a outra na água fira. Regista-se o que se sente. (imagem 1)
3º - Tirou-se rapidamente as mãos de onde estavam e colocou-se noutra tina a uma temperatura ambiente. (imagem 2)
4º - Com o auxílio dos termómetros, determinou-se a