Processos gerenciais
Planejamento
O planejamento lida com o futuro, define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência. Planejar sempre foi uma necessidade do homem. Desde tempos imemoriais o ser humano procura precaver-se das surpresas indesejáveis tomando medidas preventivas contra toda ‘sorte’ de riscos que possam prejudicar o resultado de seu interno.
São vários os conceitos de planejamento entre eles destacamos alguns:
“Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim”. (Aurélio), “Planejar é a determinação de um conjunto de procedimentos, de ações (por uma empresa, um órgão do governo etc.), visando à realização de determinado projeto; planificação”. (Houaiss), “O planejamento é uma atribuição pela qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificados”. (FRIEDMAN, 1960),
"O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes". (PETER DRUCKER).
O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento: Planejamento estratégico, planejamento tático e o planejamento operacional.
Planejamento Estratégico
É o planejamento realizado no nível institucional, ou seja, voltado para a empresa e seu ambiente geral (ambiente interno e externo) e , devido a essa característica , está sujeito ás incertezas do ambiente e do mercado. O planejamento estratégico apresenta às seguintes características fundamentais: É projetado no longo prazo, está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como um todo. O planejamento estratégico exige sete etapas:
Determinação dos objetivos: Em função da missão e da visão organizacional, são