Processos eta
A água é um mineral presente em toda a Natureza, nos estados sólido, líquido e gasoso. É um recurso natural peculiar, pois se renova pelos processos físicos do ciclo hidrológico em que a Terra se comporta como um gigantesco destilador, pela ação do calor do Sol e das forças da gravidade. É, ainda, parte integrante dos seres vivos, e essencial à vida. Um atributo notável da água é ser bem de múltiplos usos, destinando-se aos mais diversos fins, como abastecimento público, geração de energia elétrica, navegação, dessedentação de animais, suprimento industrial, crescimento de culturas agrícolas, conservação da flora e da fauna, recreação e lazer. Além disso, recebe, dilui e transporta esgotos domésticos, efluentes industriais e resíduos das atividades rurais e urbanas. A poluição e a contaminação das águas são as principais causas da incidência de enfermidades, em especial nas populações de baixa renda não atendidas pelos sistemas de abastecimento de água potável e de coleta e disposição de esgotos sanitários. As doenças de veiculação hídrica causam o maior número de internações hospitalares e nomeiam grande parte dos índices de mortalidade infantil. A partir daí percebe-se importância das ETAs (Estação de Tratamento de Água), dentre as muitas tecnologias de tratamento de água, as estações convencionais sempre possuíram lugar de destaque, por sua eficácia, baixo custo e capacidade de distribuição. Esta ação deixa águas poluídas, com características inadequadas para o consumo humano, dentre outras atividades.
Objetivo Apresenta-se o presente trabalho, detalhando as etapas que ocorrem nas estações de tratamento de água (ETA), para melhor compreensão dos conteúdos ministrados na disciplina de Físico-Química da Água.
Características de Águas Naturais
As características físicas, químicas e biológicas das águas naturais decorrem de uma série de processos que ocorrem no corpo hídrico e na bacia hidrográfica, como conseqüência das mencionadas