Processos escultoricos
Curso: Licenciatura em Artes
Diciplina: Processos Escultóricos
RESUMO
O presente projeto têm como principal objetivo expor um pouco sobre a vida e obra de artistas nacionais, internacionais e regionais, mostrando sua biografia e imagens de algumas obras. São cinco artistas no total onde cada um usa técnicas particulares para desenvolvimento de seus trabalhos, além disso os materiais e ferramentas são diferentes um do outro. É mostrado num contexto geral várias formas de construir uma escultura.
SUMÁRIO
SUMÁRIO
Carlos Meira
Nasceu no Rio de Janeiro e ingressou em 1982 no curso de gravura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio (UFRJ). Começou sua carreira estagiando em agências de publicidade mas logo que se formou foi trabalhar como designer para algumas empresas e foi diretor de arte durante um bom tempo. Em 1988 participou da Brasil Design que é uma exposição de profissionais da área de Design gráfico realizada no Art Director’s Club em Nova York.
Em 1991 mudou-se para Portugal onde trabalhou na área de design gráfico e realizou seus primeiros trabalhos como ilustrador,foi la que Meira desenvolveu suas primeiras esculturas em papel,Carlos descobriu quase que sem querer uma variante da ilustração no papel cortado,experiência herdada dos tempos que era diretor de arte onde muitas vezes tinha que improvisar.
Auto didata,Carlos aprendeu a fazer suas esculturas de papel observando o trabalho do americano Leo Monahan pioneiro nessa técnica.
De volta ao Brasil ainda nos anos noventa Carlos tem se dedicado ainda mais as esculturas em papel,com um trabalho delicado e preciso essa técnica tem se tornado ultimamente sua marca registrada.
Ele usa folhas coloridas e faz coloração com pastel seco nas folhas em branco,mas usa tinta também para colorir,o seu trabalho consiste basicamente em recortar,dobrar e colar usando sobreposições de peças de papel formando uma