Processos Decisórios
MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Professor: Bruno Campello de Souza
PROCESSOS DECISÓRIOS
Ilanna Renata de Souza Silva Recife/PE, 23 de agosto de 2014
SUMÁRIO
Introdução 3
Tomada de decisão e Emotividade 4
Tomada de decisão e a “razão” 6
O filme “up in the sky” e o conflito entre a “decisão racional” e a “decisão emocional” 7
Conclusão 10
Referências 11
Introdução
O presente documento trata de uma situação de tomada de decisão num ambiente empresarial, considerando principalmente a teoria de Loewenstein e Lerner (2003). O ambiente empresarial explorado é a empresa fictícia retratada no filme estadunidense “Up In The Sky” (2009), uma adaptação cinematográfica do romance homônimo lançado em 2001 por Walter Kirn.
O filme apresenta uma empresa cujo produto é oferecer serviços de demissão e realocação no mercado de profissionais. Para realização de seus serviços, a empresa conta com um quadro de profissionais que trabalha realizando as demissões presencialmente nos clientes, fazendo com que a principal classe de despesas seja a de gastos com viagens da equipe. O filme retrata o caso de Ryan Bingham (George Clooney), um profissional que passa 250 dias por ano em viagens profissionais pela empresa e é completamente adaptado a esse estilo de vida, sendo bastante resistente à mudanças.
Para diminuir as despesas da empresa, Craig Gregory (Jason Bateman), diretor da empresa, contrata uma jovem recém-formada para analisar e oferecer uma proposta de redução de custos. Natalie Keener (Anna Kendrick), apresenta uma proposta ousada, que mexerá completamente com a operação da empresa. O ponto chave da decisão, nesse caso, é analisar se a sugestão de Natalie pode ser implantada considerando apenas os números da