Processos Decis Rios
Problemas de administração: produção, qualidade, segurança, logística e comunicação/marketing.
Problemas ocorridos: Em 1998 foram comercializados lotes de comprimidos de Microvlar feitos de farinha. Em 20 de maio do mesmo ano, a Schering sofreu uma denúncia contra o Microvlar com a advertência de que a composição da pílula estava adulterada. Sete dias depois, a Schering sabia que as pílulas continham farinha. Em termos mais precisos: não continham hormônios, mas só a massa neutra que dá forma à drágea. Contudo, a empresa não se manifestou.
Problema principal: A Schering não se manifestou, descumprindo as normas da Vigilância Sanitária, que obrigam os laboratórios a notificar imediatamente situações desse tipo. O presidente da Schering, Rainer Bitzer, sonegou informações à rede de defesa da saúde pública. Pior: em nenhum momento mobilizou a empresa para prestar assistência às mulheres que engravidaram. Com isso, faltou ética por parte da Schering.
Relações de causa e efeito: muitas consumidoras do produto Engravidaram, mesmo tomando regularmente o anticoncepcional. Com isso, foi perdida a confiança no produto e consequentemente na empresa abalando significativamente sua imagem e tendo consequências desastrosas em suas vendas.
2. Teria sido possível evitar esses problemas? Como?
Sim, primeiramente administrando melhor as variáveis de produção, qualidade, segurança e logística.
3. O que deveria ter sido feito para corrigi-los?
Imediatamente, prestar à população as informações que se deve, afim de evitar mais perdas e danos morais aos consumidores.
4. Será possível criar um sistema de decisões programadas para evitar que esses problemas se repitam?
5. Que estratégias de comunicação você, como novo presidente da Shering Brasil, adotaria para recuperar a