Processos Decis Rios E Criatividade
(1°) Apresentar, explicando, as etapas a serem seguidas no processo decisório.
As organizações buscam crescimento e lucratividade, e cada vez mais, sabem o quanto é importante ter em mãos habilidades que gerem produtividade e satisfação para os clientes, por sua vez, se torna evidente que, para que uma determinada organização alcance metas e objetivos são necessários identificar problemas, corrigi-los e avaliar alternativas para que a tomada de decisão saia perfeita e proporcione sucesso nos aspectos almejados pela organização.
Uma decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo de tomar decisões (ou processo decisório) é a sequência de etapas que vai da identificação de uma situação que oferece um problema ou oportunidade, até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução.
O processo decisório é complexo e envolve características individuais as quais são determinadas por sete etapas que facilitam a gestão para estabelecer critérios para a tomada de decisão.
1° Percepção da situação que envolve algum problema – essa etapa é caracterizada pelo fator situacional do ambiente, ou seja, o líder compreende o que está acontecendo naquele setor e/ou determinada área da organização.
2° Análise e definição do problema – nesse ponto o gestor depois de ter identificado o problema, ele vai avaliar e identificar o que fazer com a dificuldade encontrada.
3° Definição dos objetivos – nessa etapa o gestor já com o problema identificado e analisado, decide os objetivos e metas que serão traçadas e almejadas pelos colaboradores.
4° Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação – nesse ponto o gestor busca essas alternativas para poder adotar e diagnosticar os problemas.
5° Escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos – nessa etapa o administrador escolhe a opção mais propícia para a organização,