PROCESSOS DE UM CURTUME
ENGENHARIA ELÉTRICA
INSTRUMENTAÇÃO
UTILIZAÇÃO DO CLP NO CURTUME DE UMA INDÚSTRIA CALÇADISTA
WILLIAN ROGÉRIO RIBEIRO
RA: A98GFB-9
TURMA: 09/EE9Q15
SALA: 14
BLOCO: F
PROF: VINCENZO
Introdução
Esse trabalho vem mostrar através de figuras e informações um exemplo de como um CLP pode ser utilizado em um curtume, Sendo o processo muito extenso, escolhemos o momento de Acidificação e Curtimento, onde se coloca nos couros uma quantidade de ácidos inorgânicos para que se possa acertar o pH destas peles e então iniciar o processo de curtimento.
Podemos utilizar o CLP para dosar a quantidade exata de produtos químicos, assim como determinar a movimentação necessária para a impreguinação desses produtos no couro e o tempo necessário e já decorrido no processo. Podemos ter em um painel supervisório as informações em tempo real.
Nos cartões de entrada do CLP teremos as informações vindas dos sensores, atuadores, botões e chaves de comando e nos cartões de saída a liberação de alimentação do comando para atuar válvulas e motores de forma manual, automática e pré-programada.
CLP: Controlador Lógico Programável
Um Controlador Lógico Programável ou Controlador Programável, conhecido também por suas siglas CLP ou CP e pela sigla de expressão inglesa PLC (Programmable Logic Controller), é um computador especializado, baseado num microprocessador que desempenha funções de controle de diversos tipos e níveis de complexidade.
Foto de um CLP
Fonte, CPU, portas de comunicação, cartões de entradas e saídas analógicas e digitais.
Programação do CLP
Painel Supervisório
Utilização do CLP na Acidificação e Curtimento
O couro é inserido em um tanque onde fica armazenado esperando a liberação dos produtos químicos. Para liberar a quantidade exata de produtos (ácidos inorgânicos) é utilizado uma válvula e um sensor de vazão que são controlados pelos cartões de saída e entrada respectivamente. No cartão de entrada é recebida também a informação de um