Processos de transporte
Permeases: proteínas que intervêm no transporte de substâncias
Osmose:
É o movimento de água, por difusão, dos meios concentrados (hipotónicos) para os meios mais concentrados (hipertónicos), a favor de um gradiente de concentração. Este transporte é feito através da membrana plasmática. É um transporte passivo, ou seja, não requer gastos de energia para a célula (a favor do gradiente).
Potencial Hídrico: quantidade de água existente em certo meio.
Pressão osmótica: tendência que uma solução tem para atrair água para si mesma e é diretamente proporcional à sua concentração.
Meio Hipotónico: elevado potencial hídrico, baixa pressão osmótica
Meio Hipertónico: baixo potencial hídrico, elevada pressão osmótica
Plasmólise: ocorre quando as células são colocadas em meios hipertónicos, a água sai das células. Nas animais há uma diminuição do volume celular, nas vegetais ocorre a diminuição dos vacúolos.
Turgescência: ocorre quando as células são colocadas em meios hipotónicos, a água entra. As animais sofrem um aumento de volume podendo ocorrer a lise celular (rebentamento), nas vegetais ocorre um aumento no tamanho dos vacúolos.
Difusão Simples:
Na difusão simples as moléculas movimentam-se onde a SUA concentração é mais elevada para o meio onde a SUA concentração é menos elevada, i.e, a favor de um gradiente de concentração (transporte passivo). É um transporte não-mediado.
Substâncias transportadas por difusão simples: H2, O2, N2, CO2, ureia, esteroides, vitaminas lipossolúveis e glicerol.
Velocidade de entrada
Velocidade de entrada
À medida que a concentração de soluto aumenta, a velocidade de penetração da substância na célula aumenta também de forma proporcional.
Concentração de soluto
Concentração de soluto
Hipertónico para hipotónico
Difusão Facilitada
Muitas moléculas polares de dimensões consideráveis atravessam a membrana celular a favor do gradiente de concentração, mediante a intervenção de