Processos de Trabalho II
I: Contextualizar a atividade realizada pelo Assistente Social: A Assistente Social entrevistada trabalha na EMUSA (Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento), localiza-se na Rua Visconde Sepetiba, 987, Centro – Niterói. É uma instituição pública (Municipal), a qual limita-se à atender as comunidades de Niterói, onde são desenvolvidos os projetos sociais, normalmente, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), entretanto, desenvolvem outros tipos de projetos, como o FINIS, entre outros. Atua na área de planejamentos urbanos, a fim da consolidação de uma estrutura na parte urbana; pavimentação; melhorias habitacionais; reassentamento de famílias em áreas de risco; construção de áreas de lazer. Ademais, participa de uma atividade em equipe, isto é, trabalha com outros profissionais de Serviço Social e tem uma atuação multiprofissional, juntamente à engenheiros, arquitetos e psicólogos.
II. Quanto ao instrumental Entrevista:
1- Qual o seu projeto de intervenção? R: O objeto de intervenção da instituição é o PAC (Programa de aceleração do crescimento). Ele é estabelecido por três eixos: mobilização e participação comunitária, geração de trabalho e renda e educação sanitária e ambiental.
- Eixo Mobilização e Participação Comunitária: promove o envolvimento, a participação e o desenvolvimento comunitário através do projeto, visando aproximar os beneficiários das intervenções físicas, estabelecendo canais de comunicação entre eles e os agentes envolvidos. É de grande importância promover a apropriação e conscientização das melhorias adquiridas pela comunidade, incentivando a preservação e manutenção desses patrimônios.
- Eixo de Geração de Trabalho e Renda: visam a inserção das famílias das comunidades em que são realizadas o PAC, em situação de vulnerabilidade, no cursos de capacitação profissional, além de criar condições no próprio projeto