Processos de soldagem
Atualmente são mais de 50 processos usados industrialmente
Um grande número de diferentes processos utilizados na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas é abrangido pelo termo SOLDAGEM.
Classicamente, a soldagem é considerada como um método de união, porém, muitos processos de soldagem ou variações destes são usados para a deposição de um material sobre uma superfície, visando a recuperação de peças desgastadas ou para a formação de um revestimento com características especiais. Algumas definições de soldagem são: Processo de junção de metais por fusão. (Deve-se ressaltar que não só metais são soldáveis e que é possível soldar metais sem fusão). Operação que visa obter a união de duas ou mais peças , assegurando, na junta soldada, a continuidade de propriedades físicas, químicas e metalúrgicas".
Soldagem (Welding): E o processo de união de materiais onde são preservadas as características físicas e químicas da junta soldada. Solda (Weld): É o resultado deste processo. Arco Elétrico: É a passagem de corrente elétrica através de uma atmosfera ionizada. Fusão: Processo de mudança de estado físico. Poça de Fusão: Região em fusão, a cada instante, durante uma soldagem. Metal de Base: Material da peça que sofre processo de soldagem. Metal de Adição: Material adicionado no durante uma soldagem.
estado
liquido
É a região entre duas ou peças que serão unidas.
Corte efetuado na junta para possibilitar facilitar a penetração do cordão de solda e ou soldagem em toda a sua espessura.
Encosto ou nariz (s) Parte não chanfrada de um componente da junta Garganta folga ou fresta (f) Menor distancia entre as peças a soldar