processos de solda
DEFINIÇÃO:
É denominado MIG o processo de soldagem utilizando gás de proteção quando esta proteção utilizada for constituída de um gás inerte, ou seja, um gás normalmente monoatômico como Argônio ou Hélio, e que não tem nenhuma atividade física com a poça de fusão. Este processo foi inicialmente empregado na soldagem do alumínio e o termo MIG ainda é uma referência a este processo.
O processo é denominado MAG quando a proteção gasosa é feita com um gás dito ativo, ou seja, um gás que interage com a poça de fusão (normalmente CO2).
APLICAÇÕES: O uso do processo MIG/MAG, é atualmente uma unanimidade nas mais diversas áreas e aplicações, onde é requerido o cumprimento das seguintes exigências: automação; soldagem de ferros de baixa liga; soldagem de aços inoxidáveis; soldagem de alumínio; posições de soldagem diferenciadas; compatibilidade com os requisitos atuais de proteção ambiental.
APLICAÇÕES: VANTAGENS
O processo MIG/MAG apresenta várias vantagens em relação a outros processos de soldagem por arco elétrico em baixa ou alta produtividade, como Eletrodo Revestido, arco submerso e TIG.
Não há necessidade de remoção de escória;
Não há perdas de pontas como no eletrodo revestido;
Tempo total de execução