Processos de sofware
Automação comercial é a aplicação de métodos e ferramentas para automatizar processos comerciais, isso é mecanizar e agilizar processos manuais, alcançando total eficiência. A integração entre o homem e a máquina somados a gestão, busca reduzir a mão-de-obra e despesas, além de gerência e controle operacional sobre um comércio.
Com a automação, tarefas passíveis de erros, como: cálculo e digitação de preços, quantidades, preenchimento de um cheque, emissão de nota fiscal; ficam mais seguras e eficientes. Melhorando o trabalho dos funcionários e o atendimento aos clientes.
Por essa metodologia, o processo inicia-se quando o consumidor passa seus produtos pelo PDV, que, ao serem lidos pelo código de barras contido em suas respectivas embalagens, abastecem a cadeia de suprimentos com informações em toda a sua amplitude, façam parte dela varejistas, atacadistas, distribuidores, indústrias ou fornecedores. Desse modo, o processo produtivo atende a uma demanda real, e não presumida, como ocorria em tempos passados, reduzindo custos na manutenção de estoques, bem como os desperdícios pela deterioração e não aproveitamento das mercadorias, além de criar no consumidor o sentimento de confiança e lealdade, conquistados pela eficiência de nunca deixar os produtos faltarem e estarem sempre frescos, barateados ainda pela redução dos custos logísticos de toda a cadeia. Faz-se indispensável o uso de tecnologia da informação como fator agregador entre os membros, auxiliando no trânsito do fluxo de materiais e informações, expressas pela figura: Figura 1:Fluxo de Informações e Materiais em ECR
O processo de Automação Comercial no Brasil está ocorrendo em um ritmo muito acelerado e é inevitável. Primeiramente, deve-se a recessão econômica, que gera a necessidade reduzir custos, elevar o lucro e a produtividade. E também a necessidade do Órgão Administrador de Tributos Federais (Receita Federal) combater a Sonegação e garantir a Arrecadação devida.
Em