Processos de socialização na infancia
Ana Claudia Barbosa Leite
Curso: Administração Período: 1° Semestre
Turma: AN Grupo: GRACS – 20112 - 648
Professor-Tutor: Valéria Bleyer
Atividade de Autodesenvolvimento
Aula Tema 03 - O Individuo e a Sociedade
Processos de Socialização na infância
Quando nascemos, iniciamos um longo processo de socialização, esse processo percorre todas as fases de nossas vidas e só acaba quando morremos. A Socialização tem como base a família e a escola.
Aprendemos primeiramente com nossos pais, os primeiros passos de uma vida social, através das próprias experiências que tiveram de uma sociedade ao qual eles pertencem e que fazem parte. Logo nos primeiros anos aprendemos os valores, as normas e os costumes ao quais nossas famílias priorizam e que estão dentro do padrão do grupo ou sociedade em que vivem.
Um Exemplo comum nos dias de hoje é de uma família ao qual a mãe precisa trabalhar para ajudar na renda da casa e deixa o filho em uma creche, a criança já vai aprender desde cedo a lidar com outras crianças, vai aprender que precisa ficar longe da mãe e ter que aceitar outra pessoa cuidando dela. Com a família a criança tem um laço forte de sentimentos, mas que não é o bastante para uma convivência na sociedade.
A Escola também tem um papel muito importante na vida da criança, pois é ela que da a continuidade para a criança de se socializar com outros indivíduos da sociedade e aprender em grupo, coisas q não aprenderam com a família. Lá tomam contato com regras e burocracia, e com o reconhecimento individual.
È na escola também que a criança tem contato com outras crianças de culturas diferentes, classes sociais e etc. Ela entra em contato com o diferente e que ajuda a ela a criar um pouco de liberdade de pensamento fora da sua sociedade.
Podemos então pensar que a família e a escola são à base da