Processos de produção
INTRODUÇÃO Compreendido como atividade em que o homem se relaciona com seus semelhantes e atua sobre a natureza para conseguir os bens necessários para a sua sobrevivência, desde os primórdios da humanidade, passou por significativas transformações. Se, de início, isoladamente, os homens viviam dos recursos que a natureza generosamente lhes oferecia em abundância, com o tempo, tiveram que inventar suas ferramentas e atuar sobre a natureza para obterem seus meios de sobrevivência, como veremos neste trabalho.
1 TECNIFICAÇÃO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS
Titulo de curiosidade “Tecnificação: Termo usado para expressar o processo de tornar algo simples em algo mais complexo.”
Para entender um pouco mais sobre a evolução dos processos produtivos temos que conhecer a História da Própria Humanidade, pois o homem sempre fabricou produtos e serviços na medida em que surgiam suas necessidades. Desde os primórdios, a produção era através de um sistema estritamente artesanal ou com o uso de máquinas rudimentares. Mas a partir da época da Revolução Industrial, na segunda metade do século XVIII, o homem mudou completamente sua forma de produção devido à situação econômica favorável da época, que gerou estímulos ao consumo bem acima do conhecido até então.
A quantidade produzida pela forma artesanal já não atendia mais a demanda do período (1974). Foi então que a força de trabalho ganhou um custo fixo já que deixou de ser centralizada em um único artesão e foi substituída por uma produção mecânica e fabril.
Um exemplo de Tecnificação e a ordenha deixam de ser manual e passa a ser automatizada – evolução do processo produtivo.
Todas essas modificações que vem ocorrendo ou que ainda vão ocorrer gera a necessidade de um posto de trabalho, padronização de produtos e processos, treinamento da mão de obra, planejamento e controle de produção.
Sendo assim a uma constante