Processos de negocios
Sistemas de Informação – Faculdade Pitágoras de Divinópolis
Cep: 35500-286 – Divinópolis – MG
1. Introdução
O MVC é um padrão de projeto que consiste na separação do código fonte do software em três camadas: Modelo, Visão e Controlador, que permite dividir as funcionalidades de seu sistema/site em camadas. Essa divisão é realizada para facilitar resolução de um problema maior.
2. A História do MVC
É um modelo de Arquitetura de Software, onde representa a informação da interação do usuário com o modelo. Em português significa modelo controlador de visão. O Modelo consiste na identificação e separação dos dados da aplicação, regras de negócios, lógica e funções. A Visão é à saída de representação de dados, uma tabela, diagramas, gráficos. Pode-se obter também várias visões de um mesmo dado. O Controlador, é a mediação da entrada, que converte em comandos para o Modelo e Visão.
O MVC foi descrito pela primeira fez em 1979, por um funcionário da Xerox PARC, que chamava Trygue Reenskavg.
3. Definição das camadas
3.1 Modelo
O modelo (Model) é utilizado para manipular informações de forma mais detalhada, para realizar consultas, cálculos e todas as regras de negócio do nosso site ou sistema. O modelo tem acesso a toda e qualquer informação, sendo essa vinda de um banco de dados, arquivo XML.
3.2 Visão
A visão (view) é responsável por toda a interface, informação, não importando sua fonte de origem, é exibida graças a camada de visão.
3.3 Controladora
A Controladora (controller), como o nome já sugere, é responsável por controlar todo o fluxo de informação que passa pelo site/sistema. A controladora que se decide “se”, “o que”, “quando” e “onde” deve funcionar. Define quais informações devem ser geradas, quais regras deve ser acionadas e para onde as informações deve ir, é na controladora que essas operações são executadas.
4. Interação entre as Camadas
O desenho MVC define as interações entre eles. Além de dividir a aplicação