Processos de fabricação
São Técnicas e métodos estruturais, conjunturais e sistêmicos para mecânica, robótica e /ou informaticamente transformar matérias-primas (materiais) matériasem produtos acabados da forma mais racional, rápida e econômica possível. possível.
Ou ainda, são técnicas utilizadas na linha de produção industrial em que a maquinaria controlada por trabalhadores realiza processamento sistemático de operações e atividades, transformando matériasmatérias-primas (materiais) em produtos finais. finais.
Todas as engenharias devem ter o conhecimento básico da ciência dos materiais. materiais. Pois, as propriedades dos materiais definem o desempenho de um determinado componente e o processo de fabricação do mesmo. mesmo.
Propriedades dos Materiais
Microestrutura
Composição e Processo de Fabricação
Substância utilizada para elaborar ou transformar elementos que, por ação do trabalho, possibilitam a realização de um produto acabado. acabado. É portanto, a matéria-prima que é matériatransformada em produto. produto.
As propriedades importantes dos materiais sólidos podem ser agrupadas em seis categorias diferentes: diferentes: 1. Mecânica – relacionam a deformação à aplicação de uma carga ou força; são força; exemplos o módulo de elasticidade e a resistência. resistência. 2. Elétrica – relacionam a condutividade elétrica e a constante dielétrica, o estimulo é um campo elétrico. elétrico.
3. 4.
5.
6.
Térmica – representada a capacidade calorífica e da condutividade térmica. térmica. Magnética – demonstram a resposta de um material à aplicação de um campo magnético. magnético. Óptica – o estímulo é a radiação eletromagnética ou luminosa, representado pelo índice de refração e a refletividade. refletividade. Deteoriorativa – indica a reatividade química dos materiais. materiais.
Os materiais recebem três classificações básicas, são eles: eles: 1. Metais 2. Cerâmicas 3. Polímeros Estes estão baseados