Processos de conformação e soldagem
Nesse relatório serão apresentadas as microestruturas formadas no aço SAE 1045 submetido a diferentes tipos de tratamentos térmicos. Serão realizadas as análises das suas microestruturas resultantes. Os resultados finais serão comparados com os resultados teóricos e será analisada a correlação entre microestrutura e propriedade mecânica.
FUNDAMENTAÇÃO:
Características do aço 1045: O aço SAE 1045 em estudo tem como característica ser composto pela faixa de 0,43% a 0,50% de carbono e 0,6% a 0,9% de manganês, por isso é considerado um aço com médio teor de carbono, possui boa combinação de dureza e tenacidade, quando tratado é utilizando em peças que necessitem de certa resistência ao desgaste. Este aço pode ser utilizado em eixos e peças para Indústria agrícola, automobilística, de máquinas e equipamentos, etc.
Tratamentos térmicos:
Têmpera
O tratamento térmico de têmpera nos aços tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevada. Neste processo, a região a ser temperada é inicialmente aquecida à temperatura de austenitização e em seguida, é submetida a um resfriamento rápido. A microestrutura resultante é composta predominantemente de martensita, uma fase que apresenta elevada dureza. Durante o processo de resfriamento, a queda da temperatura promove transformações estruturais que acarretam o surgimento de tensões internas. O desenvolvimento destas tensões internas, por sua vez, influencia a cinética das transformações de fase, alterando as temperaturas em que estas transformações ocorrem. A têmpera pode ser integral, onde a peça é aquecida por completo em forno convencional até a temperatura de austenitização e resfriada de maneira a se obter a transformação martensítica em toda a peça, ou a têmpera pode ser feita superficialmente, quando se deseja temperar apenas uma camada externa da peça, mantendo-se um núcleo dúctil. Neste último caso, é