PROCESSOS DE COMPREAS
O departamento de compras é uma área importante para o andamento e funcinamento de uma empresa, isso porque responsável pelo estabelecimento do fluxo dos materiais na empresa, para isso a escolha de fornecedores adequados e a negociação de preços é de grande eficaz. A função desta atividade, que se integra com todos os departamentos de uma empresa, tem como objetivos de eficiência a obtenção dos materiais certos, das quantidades corretas, das entregas no prazo estimulado e dos preços mais vantajosos. O seu trabalho inicia-se na pesquisa de fornecedores, cotação e negociação. Fica a criterio do departamento o seguimento junto ao fornecedor, e agilização da entrega. Prazos de entrega não cumpridos podem criar sérias perturbações para os departamentos de produção e vendas, mas a função compras pode reduzir o número de problemas para ambas as áreas, além de adicionar lucros, caso tenha tido sucesso na negociação.
É importando o comprador ter conhecimentos técnicos dos produtos a serem comprados para assim descobrir eventuais discrepâncias entre o que foi entregue pelo fornecedor e o que foi solicitado.
Existem duas formas de compras, de forma normal ou emergencial. Quando a compra é feita de forma normal por conseqüência de um modelo consistente de planejamento de compras, a relação custo beneficio será sempre mais interessante, já na compra emergencial nem sempre o sucesso na negociação é feita de forma satisfatória.
É interessante organizar as compras relacionando as categorias de produtos com os grupos de fornecedores. Pode ser dividido por exemplo em Material Produtivo ( materiais que são ligados a linha de produção) e Material Improdutivo ( materiais que não entram na linha de produção).
Para o sucesso no processo de compras é necessário passar por algumas etapas, são elas:
1º. Receber e analisar as requisições de compra: A requisição é feita pela pessoa que irá ser o usuário final, libera um pedido autorizando o departamento de