Processos Construtivos
TEXTO “COBERTURAS EM TELHADOS”
1. Descreva os elementos constituintes de um telhado, bem como suas funções principais: telhamento: constituído por telhas de diversos materiais (cerâmica, fibrocimento, concreto, metálica e outros) e dimensões, tendo a função de vedação; trama: constituída geralmente por terças, caibros e ripas, tendo como função a sustentação das telhas; estrutura de apoio: constituída geralmente por tesouras, oitões, pontaletes ou vigas, tendo a função de receber e distribuir adequadamente as cargas verticais ao restante do edifício; sistemas de captação de águas pluviais: constituídos geralmente por rufos, calhas, condutores verticais e acessórios, tendo como função a drenagem das águas pluviais
2. A estanqueidade é uma das principais características de uma boa cobertura, que pode ser executada com telhados ou lajes. Explique sobre como garantir esta característica nas duas soluções construtivas:
Estanqueidade é um do principal ponto para avaliação da eficiência. Tem que ser feito a escolha da Telha: Características arquitetônicas do projeto; Desempenho: conforto térmico, acústico, estanqueidade, durabilidade; Qualidade da mão de obra e Custos. E definir a quantidade de componentes: Dimensões das peças; Modulação – evitar cortes; Ajustar a largura dos beirais; Cobrimentos laterais e longitudinais e Declividade do telhado.
3. Comente sobre a função de um forro nas coberturas com telhados.
Geralmente utiliza-se um forro, que desempenha dupla função: uma é de nivelar o teto e fornecer suporte às instalações, outra é a de propiciar correção térmica, uma vez que os telhados têm em geral pequena espessura. Pode se dizer que o espaço de ar confinado entre a cobertura e o forro, e o próprio forro, participam da correção térmica.
4. Com base no que foi discutido em aula, defina uma inclinação média aceitável para cada tipo de telha:
- Cerâmica colonial: 30º
- Fibrocimento: 15°