Processos básicos do comportamento
1ª Qual a importância do estudo da sensação e percepção para se compreender melhor o comportamento humano?
São importantes, pois trazem a noção do ser humano como um processador de informações. Essas informações do meio externo são processadas em dois níveis: níveis da sensação e da percepção. Apesar de ser possível diferenciá-los, sentir e perceber são na realidade um processo único que é o da recepção e interpretação de informações. Esses estudos mostram ainda algumas características de como o ser humano agem em certas circunstancias, como ele aprende a reconhecer os objetos, ajuda a compreender como ele se comportar em determinados pontos.
2º Qual a relação existente entre percepção e atenção?
Perceber é tomar conhecimento de um objeto. Para isso, é preciso focalizar a atenção sobre ele. A atenção é um requisito imprescindível para que haja percepção. Tendo em vista que a relação entre as duas são quase as mesmas, pois os dois estímulos dizem sobre o controle de estímulos sobre as respostas operantes. A percepção é assim, a seleção de estímulos por meio da atenção.
3º A aprendizagem tem influência sobre a percepção? Ilustrar a resposta com um exemplo.
Sim, a percepção contém sempre um elemento aprendido, mas não é exclusivamente uma questão de aprendizagem. Como a maioria das atividades humanas, a percepção resulta de uma interação complexa entre tendências inatas, maturação e aprendizagem.
Experiências feitas com recém-nascidos de diversas espécies de animais inferiores, como pintinhos, mostraram que eles são receptivos e capazes de discriminar formas de objetos, escolhendo, para bicar, aqueles objetos semelhantes a coisas que eles normalmente comem. No entanto a precisão da bicada dos pintinhos aumenta com a prática. Outro exemplo é a questão feita com indivíduos congenitamente cegos, que, em resultado de operações, conseguem enxergar pela a primeira vez. Tais estudos mostraram que os indivíduos não puderam reconhecer