processos basicos 1
Resolução de problemas e criatividade.
A resolução de problemas envolve trabalho mental para superar os obstáculos. As etapas fundamentais da resolução de problemas são: identificação do problema, definição e representação do problema, construção de estratégias, organização da informação, alocação de recursos, monitorização e avaliação.
No cotidiano, essas etapas podem ser realizadas flexivelmente, de modo que podem ser repetidas e ocorrer fora da sequência.
*Identificação do problema:
Identificar uma situação como problemática, às vezes é uma etapa difícil. Podemos falhar em reconhecer que temos um objetivo. Por ex: necessitando ficar fora do caminho de um carro que se aproxima, não conseguimos observá-lo, que nosso caminho para um objetivo está obstruído.
*Definição e representação do problema:
Uma vez que identificamos a existência de um problema, precisamos defini-lo e representá-lo suficientemente bem para entendermos como resolvê-lo. A etapa de definição do problema é crucial, porque, se você define e representa de modo impreciso o problema, você é muito menos capaz de resolvê-lo.
*Formulação da estratégia:
Uma vez definido eficientemente o problema, é só planejar uma estratégia para resolver. Pode envolver a análise da totalidade de um problema complexo em elementos manuseáveis. Ao escrever um trabalho, você deve pesquisar analisar o assunto e sintetizar os tópicos em um rascunho. Outra estratégia complementar envolve o pensamento divergente e convergente. No pensamento divergente, você tenta gerar um agrupamento diferente das possíveis soluções alternativas para um problema, para depois empenhar-se no pensamento convergente, reduzindo assim as múltiplas possibilidades, até convergirem numa única e melhor resposta. Para formular o seu trabalho você usou o pensamento divergente, para produzir vários assuntos possíveis, e depois usou o pensamento convergente, para selecionar outros itens.
Na resolução de problemas da vida real,