Processos Avaliativos
Este trabalho apresenta três formas avaliativas sendo estas: Diagnostica, Formativa e Somatica. Neste irá encontrar os conceitos destas formas avaliativas na visão de alguns escritores. Haverá também três planos de aulas em cada uma dessas formas de avaliação.
1. Processos Avaliativos
Segundo Perrenoud (1999), a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos.
1.1 Avaliação Diagnostica.................................................................................
A avaliação diagnostica; é realizada no inicio de um período letivo, tem a intenção de verificar se os alunos possuem o domínio de certas habilidades para que possam adquirir novas. ..........................................................................................................
Haydt (2008, p.20) Destaca que a avaliação diagnostica tem função de informar ao professor sobre o nível de conhecimento e habilidades dos alunos, antes de iniciar um processo de ensino-aprendizagem. Nessa concepção, a avaliação é utilizada para coletar dados sobre os avanços na construção do saber; quais são suas dificuldades e limitações diante do conteúdo a ser assimilado.
Tal como a formativa e a somativa, envolve descrição, classificação e a determinação de valores comportamentais dos alunos, contudo, detecta a presença ou ausência de conhecimentos anteriores e as condições de dar seqüência nas novas aprendizagens, também permite ao professor identificar eventuais dificuldades, conhecer os alunos, fazer uma sondagem, projeção e retrospecção da situação de desenvolvimento do aluno; ajustar o programa da disciplina as condições do aluno; a auto-avaliação do que o aluno sabe ou não; saber as condições do aluno para relacionar novos conhecimentos; investigar as causas das dificuldades.
1.2 Avaliação