processos agroindustriais
Faculdade de Ciências Exatas e de Tecnologia - FACET
Curso de Engenharia Quimica
LUCAS ALVES NASCIMENTO
PAULO
GABRIEL
GUILHERME
VINICIUS
INDUSTRIA AGROQUIMICA
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO/2013
INDÚSTRIAS AGROQUÍMICAS
INTRODUÇÃO
Indústrias agroquímicas fazem uso de substâncias químicas empregadas para o controle das plantas ou dos animais daninhos aos homens ou a outros animais, para a melhoria das colheitas em qualidade e em quantidade, e, num menor grau, às substâncias empregadas como suplemento ou aditivo alimentar.
É importante salientar que a evolução da indústria de defensivos é uma parte efetiva da evolução da indústria química em geral e de suas principais empresas, tanto isso é verdade que as principais empresas desta última também o são da primeira. Nos dias de hoje, a atividade agrícola deixou de ser uma atividade de subsistência para transformar-se numa atividade de nível industrial, enquanto antigamente um fazendeira podia alimentar 5 pessoas, hoje esse numero cresceu em seis vezes.
Com o aumento da produção em áreas rurais nos tivemos um impulso impressionante quanto ao amplo uso de agentes agroquímicos, a 30 anos atrás a agricultura usava apenas 50 substâncias químicas fundamentais, atualmente são utilizados cerca de 40000 a 50000 formulações industrias, usadas em sua maioria pra o controle de pragas que afligem essas áreas. Tendo em vista isso, estão sendo estabelecidas limitações cada vez mais severas sobre o uso de agentes agroquímicos, à medida que a demanda destas substâncias se multiplica, pois, os riscos que essas substâncias podem causar para saúde publica e para a vida animal são grandes.
PESTICIDAS
Sempre ouve uma luta contínua entre os insetos e a humanidade, em busca de alimentação e abrigo, mas também a luta dos homens contra as doenças transmitidas pelos insetos. A Organização Mundial de Saúde estima que, em âmbito mundial, cerca de