Processos admisnistrativos
Organização da ação empresarial.
Desde 1999 segundo Chiavenato “a palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro” Define Administração como “o processo de tomar e colocar em prática, decisões sobre objetivos e utilização de recursos”.
Planejamento: Produz um resultado imediato. O plano é onde um curso predeterminado de ação sobre um período específico que representa uma resposta a uma antecipação ao tempo no sentido de alcançar um objetivo formulado. O plano descreve um curso de ação para alcançar um objetivo e proporciona respostas relacionadas a métodos de trabalho ou de execução. Quase sempre, os procedimentos são planos operacionais, onde um gráfico de dupla entrada no qual as linhas representam as tarefas ou atividades e as colunas definem espaços de tempo, horas, dias ou meses.
O planejamento é essencial para a eficácia de uma boa administração. Planejar significa traçar objetivos, escolher qual caminho será seguido para o melhor funcionamento de uma empresa. Não adianta querer abrir nosso próprio negócio se nosso objetivo não está claro, pois não será possível fazer planos para alcançá-lo, ou se sabemos apenas por onde começar, mas nem imaginamos os próximos passos da empresa.
Planejamentos estratégicos: Envolvem a visão global de toda a empresa, possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo, geralmente um horizonte de 5 anos ou mais. Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da empresa.
Planejamento tático: Os planos Táticos envolvem os objetivos da empresa organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos e são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de