Processos Administrativos
Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Estudamos cada processo para cada determinado setor, podemos notar os procedimentos para uma empresa conseguir alcançar os seus objetivos, sem uma delas tudo pode ser perdido. Medidas que um administrador deve tomar em seguintes situações e que tipo de atitude tomar.
Com o objetivo de um dia sermos administradores entendemos as regras básica para uma administração.
Processo administrativo Administrar uma organização é sem dúvida, uma tarefa bastante crucial e que implica no desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas. Talvez uma das maneiras mais práticas de se interpretar o que significa administrar uma empresa, seja através das atividades do processo administrativo. Obviamente, temos no processo administrativo, quatro fases bem distintas entre si. A primeira delas, o planejamento é na verdade, o alicerce do processo administrativo, a segunda é organização, terceira direção e a ultima controle.
Segundo (MAXIMIANO, 1995, p. 61)
• Planejamento: “planejar é o processo de definir objetivos, atividades e recursos”.
• Organização: “organizar é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis seguindo algum critério”.
• Direção: “dirigir é o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos”.
• Controle: “controlar é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los”.
Ou seja
Planejamento
O planejamento nada mais é, do que unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. Estudar e avaliar a situação atual, prever acontecimentos, definir