Processo, o que é Processo?
Resumo
Algumas empresas não tem o conhecimento básico para organizar-se por processos, já outras estão acostumadas com os métodos tradicionais e preferem não arriscar-se numa estruturação por processos. Basicamente, a estrutura das organizações empresariais, manteve-se a mesma durante décadas, e só houve modificações durante o surto industrial americano no começo do século. À partir daí deram base para empresas voltadas para suas próprias atividades.
Algumas empresas começaram a se organizar por processos para melhoria do desempenho empresarial, atendimento aos seus clientes e melhores resultados aos acionistas. Com isso, a organização por processos traz maior eficiência na obtenção de seus produtos e serviços, melhora a adaptação às mudanças, integração de seus esforços e aprendizado.
Em empresas de serviços, é fundamental a importância da organização por processos, pois nem sempre é visível ao cliente e nem por quem executa as atividades, uma vez que elas não são sequenciais. Alguns processos nas áreas não fabris, muitas vezes não são identificados por não serem visíveis, como por exemplo nos escritórios. Como os processos de negócios e os processos auxiliares ou de suporte são diferentes, isso ajuda a identificar mais fácil os processos essenciais que estão diretamente ligados às regras básicas do negócio.
Para as empresas convencionais, foi implementado o ponto de vista do cliente, fazendo com que se projetasse para si a realidade da empresa e tendo como estrutura outros modelos organizacionais de negócios. A organização de uma empresa por processo de negócio, tem como foco o cliente externo, pois os processos começam e terminam nele, para oferecer mais valor, com rapidez e menores custos. Para o cliente o importante é a vantagem e o beneficio em cada transação com a empresa, sendo de total importância a rapidez e o conforto, baseados no tempo do processamento até o tempo do ciclo.
Algumas empresas possuem métodos