Processo termodinâmicos: refrigeraçao simples e absorção refrigerada
PROCESSO TERMODINÂMICOS:
REFRIGERAÇAO SIMPLES E ABSORÇÃO REFRIGERADA
ALUNO: Danilo caldas
MATRICULO:200902175133
Niterói 2011 INTRODUÇÃO:
O processo de refrigeração simples, é considerado um processo simples e de médio investimento, podendo gera gás especificado para venda, embora esse processo também possua algumas limitações técnicas,principalmente no que diz respeito ao teor residual de propano no gás processado. Se o objetivo do projeto for maximizar a produção de GLP,deverá ser considerada a possibilidade de utilização de um processo mais eficiente ( e certamente mais caro).
O sistema mais delicado de uma unidade que utiliza esse processo é o ciclo de refrigeração, o qual utiliza compressores de propano como fonte de energia para liquefação das frações mais pesadas do gás natural.
E no processo de absorção refrigerada possui alto rendimento na recuperação de propano, sendo capaz de garantir a especificação do gás processado, conforme a portaria n.104 da ANP.
Esse processo por ser mais complexo, possui um custo médio razoavelmente maior que os outros; para garantir o retorno de investimento realizado.precisa ser dimensionado para uma capacidade nominal igual ou acima de 1 000 000 m³/d de gás natural
PROCESSO DE REFRIGERAÇÃO SIMPLES.
O processo de recuperação de hidrocarbonetos líquidos por refrigeração simples, como o próprio nome sugere, consiste meramente no resfriamento do gás de modo a promover a condensação do propano e mais pesados. Este processo encontra aplicação quando o objetivo é apenas recuperar componentes a partir do propano (LGN) e não se deseja recuperações muito elevadas ou deseja-se apenas condicionar o “dew-point” do gás para o transporte em gasodutos.
O fluido refrigerante mais utilizado é o propano puro que permite atingir temperaturas de até –40ºC. O gás deve estar disponível a altas pressões (>4.000 kPa) a fim de que haja a condensação desejada a temperaturas de operação. O líquido