processo sobre o vidro
O vidro esta presente em todo lugar em nosso cotidiano seja em vasos, vidraças, mesas, armários dentre outros. Pode trazer luminosidade, transparência, segurança, acabamentos e decoração para nossas casas.
São encontrados no mercado em diversos formatos, composições, tipos e sob as mais variadas formas de produtos, contudo, sua escolha deve ser criteriosa. Na escolha deve-se observar e relacionar os mais diversos pontos como, por exemplo, tipo, funcionamento, dimensões, especificações do fabricante e aplicação a qual se destina, atentando-se sempre às normas técnicas correlatadas e se o fabricante possui certificações da ISO ( Organização Internacional para Padronização ).
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 A origem do vidro
Fenícios, egípcios, persas, romanos, bizantinos, chineses. São inúmeros os povos que disputam o privilégio da descoberta e da fabricação do vidro na antigüidade.
Embora não existam dados precisos, alguns historiadores afirmam que a descoberta do vidro ou cristal, como foi chamada, foi feita pelos fenícios em uma praia do Mediterrâneo, no litoral do Líbano atual, a mais de 2000 anos antes da Era Cristã, quando estes improvisaram uma fogueira utilizando blocos de potássio e soda e, algum tempo depois, notaram que do fogo escorria uma substância brilhante e que se solidificava imediatamente.
Pesquisas arqueológicas afirmam que o vidro já existia a mais de 4000 anos antes de cristo como mostra os objetos achados nas tumbas dos faraós nas pirâmides do Egito.
As técnicas de fabricação se desenvolveram, quando os sírios inventaram a técnica do vidro soprado desenvolvendo a atividade vidreira, melhorando na qualidade e na diversidade dos produtos, principalmente na fabricação de frascos e garrafas, espalhando essa técnica pelo mediterrâneo, Europa ocidental e Oriente.
Com a notícia desta técnica diversas