Processo pessoal de construção de um avião de papel
Pretende-se, com este artigo, apresentar as etapas do processo pessoal de construção de aviões de papel. Consiste em relatos de lembranças, desde o primeiro contato até os dias atuais, para a produção de um avião feito de papel. Procura-se demonstrar a importância e a interferência que o processo de aprendizagem de fabricação de um avião influencia em sua construção e funcionamento.
I.Introdução
Durante a aula de Design Reverso do Curso de Design de Produto, da instituição
PUCPR, no dia sete de Outubro de dois mil e quatorze, foi proposto a elaboração de um avião de papel e o seu teste funcional. A partir desta proposta, foi apresentada, aos estudantes, questões referentes ao processo de construção de um avião de papel de cada indivíduo. Este artigo apresentará as respostas ás questões levantadas pelo professor da disciplina, visando a interpretação do aprendizado do processo. II. Relatos do processo
Geralmente, quando um indivíduo se depara com aviões de papel, seus pensamentos remetem-se à infância, a escola, a brincadeiras com familiares.
Porém, nunca param para pensar em como aprenderam esse método, e como este exerce grande importância para o resultado final, ou seja, o vôo do avião.
A princípio as primeiras lembranças de construção de avião de papel vem da infância, na qual o aprendizado foi realizado através de demonstrações apresentadas por indivíduos que possuíam conhecimento sobre o processo. Essas demonstrações foram realizadas em etapas de dobraduras de papel, onde era possível seguir os passos, as etapas, para se chegar no resultado pretendido, um avião. A partir do primeiro aprendizado, adquirido por demonstrações, iniciam-se novas etapas, os treinamentos e as tentativas. Nesses processos são repetidas, várias vezes, as etapas aprendidas até que se alcance o resultado desejado. Nestas etapas surgem dúvidas em relação ás dobraduras, sendo necessário repetir o