Processo organizacional
Processos administrativos são teorias criadas para auxiliar os gerentes/gestores na administração da organização. O processo administrativo nasceu com Henri Fayol em 1911, onde suas funções eram chamadas PO3C, Planejar, Organizar, Comando, Coordenar e Controlar. Com a teoria neoclássica passou a se chamar PODC, Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
Idalberto Chiavenato (2000) “A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivo”.
JAMES STONER (1999) "A Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos.”.
PLANEJAR
É uma habilidade intelectual, definir metas, e a única forma de prever o futuro da organização, refletir sobre seus recursos e a forma mais eficiente para chegar ao seu resultado, sem improvisações nem palpites. Analisar a situação real, avaliar os caminhos, e por fim segui-lo até alcançar o objetivo.
PLANOS: são as linhas mestras das quais: 1. A organização obtém e aplica os recursos necessário ao alcance dos seus objetivos. 2. Os membros da organização realizam atividades consistentes com os objetivos e procedimentos escolhidos 3. O progresso na direção dos objetivos é monitorado e medido, de modo que possam ser tomadas atitudes corretivas caso ela não seja satisfatória.
PLANEJAMENTO ESTRATEGICO: É orientado em longo prazo, aborda a empresa em sua totalidade, através de um conteúdo genérico, sintético e abrangente. PLANEJAMENTO TATICO: É menos genérico e mais detalhado, sendo orientado em médio prazo. Sua amplitude aborda cada unidade da empresa separadamente.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL: é orientado em curto prazo, apresentando um conteúdo detalhado, específico e analítico. Com amplitude micro-orientada, aborda cada tarefa ou operação apenas.
ORGANIZAR