processo industrial soja
OBJETIVO: “LER”
Soja inicial:
Objetivo: O objetivo no inicio da cultura da soja era a produção para alimentação de animais, por boa parte do tempo foi cultivada principalmente em instituições de pesquisa.
Exportação: Não tinha exportação porque o foco era alimentação de animais, não tinha como foco a produção industrializada para o consumo comercial.
Devido ao aumento de produção: nesse mesmo estado começou a funcionar uma fábrica destinada a industrialização da soja, com capacidade para 150 toneladas por dia.
Culturas da soja no Brasil: Seus grãos são muito usados agroindústria (produção de óleo vegetal e rações para alimentação animal), indústria química e de alimentos. Recentemente, vem crescendo também o uso como fonte alternativa de biocombustível
Produção brasileira de soja: Ao longo das últimas décadas, a produção brasileira de soja apresentou um grande avanço, impulsionada não somente pelo aumento de área semeada, mas também pela aplicação de técnicas de manejo avançadas que permitiram o incremento na produtividade.
Diferenciar as imagens referentes a área semeada antigamente e atualmente e explicar que devido as inovações tecnológicas como a ceifadeira a área cultivada poderia ser superior a de antigamente pois as formas de manejo facilitaram a produção.
Fatores que influenciaram na industrialização da soja:
Avanços científicos em tecnologias para manejo de solos, com técnicas de correção da acidez implantação do manejo integrado de pragas, controlando os principais insetos causadores de danos econômicos na cultura
O setor de máquinas e implementos agrícolas também avançou de forma