Processo Histórico
I) São predominantemente míticas e de tradição oral. Para esses povos a natureza está “carregada de deuses”, e o sobrenatural penetra em todas as dependências da realidade vivida e não apenas no campo religioso, isto é, na ligação entre o indivíduo e o divino.
II) Os mitos e os ritos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio da crença, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados desejáveis.
III) A organização social das tribos baseia-se em uma estrutura que mantém homogêneas as relações, sem a dominação de um segmento sobre o outro. Mesmo que a divisão de tarefas leve as pessoas a exercerem funções diferentes, o trabalho e o seu produto são sempre coletivos.
IV) No exercício do poder, algumas pessoas especiais – como o chefe guerreiro ou o feiticeiro xamã – possuem prestígio, merecem a confiança das demais e geralmente são objeto de consideração e respeito.
V) As oposições, inexistentes na própria comunidade, geralmente surgem entre as tribos em guerra, ocasião em que o chefe assume a vontade que a sociedade tem de aparecer como uma e autônoma, falando em nome dela.
A sequência correta é:
V, V, V, V, F F, V, V, V, V F, V, F, V, F F, F, V, V, V V, V, V, V, V