processo gerenciais
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
TUTOR PRESENCIAL: MARIO ABRIGATO.
PROF. TUTOR EAD: Me. CRISTIANE VINHOLI DE BRITO .
Manaus / AM
Dezembro/ 2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
EDSON DE SOUZA SAMPAIO – RA 382460
Trabalho acadêmico apresentado à Universidade Anhanguera-Uniderp como requisito de avaliação da disciplina de Técnicas de Negociação, do Curso Superior de Gestão Pública orientada pela Prof.ª EAD. PRISCILA DE SOUZA MUNARI.
Prof. Presencial: MARIO ABRIGATO
Turma: F-20
Manaus / AM
Dezembro / 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O presente mostra o resultado de estudo referente às técnicas de negociação. Das diferentes formas de negociar a que mais se enfatiza é a negociação. O temo negociação vem do latim negocium, palavra formada pela junção dos termos Nec (nem, não) e ocium (ócio, repouso), significando atividade difícil e trabalhosa.
Concentra-se no comércio, tráfico, relações comerciais, transação, ajuste, combinação.
Conceitualmente o termo de “negociação” é um processo intimamente ligado à habilidade de pessoas colaborarem entre si para atingimento de objetivos comuns, podemos dizer então que, a negociação tem um lado humano ou comportamental e um lado técnico ou instrumental.
Na análise deve-ser fazer uma coleta de informações sobre o caso a ser negociado para saber do que se esta falando. No planejamento objetiva-se chegar a um acordo, buscando decidir o que fazer para que o acordo aconteça e na discussão deve-se levar em conta um acordo que satisfaça os dois lados, não prejudicando nenhum.
Martinelli; Ghisi (2006) ressaltam ainda que uma negociação pode ser considerada apta a partir da soma de alguns aspectos, que podem ser mais ou menos relevantes. Estes aspectos são: