processo decisório
Qual a relação entre: processo decisório e a teoria das contingência?
Processo decisório
O processo decisório é complexo e depende das características pessoal do tomador de decisões, da situação em que está envolvida e de que maneira como percebe a situação.
Decisão é o processo de analisa e escolha entre alternativas disponível de curso de ação que a pessoa deverá seguir. Toda decisão envolve seis elementos.
1. Tomador de decisão. É a pessoa que faz uma escolha ou opção entre várias alternativas futuras de ação.
2. Objetivos. São os objetivos que o tomador de decisão pretende alcançar com suas ações .
3. Preferências. São os critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha.
4. .Estratégia.É o curso de ação que o tomador de decisão escolhe para atingir seus objetivos.
5. Situação .São os aspectos do ambiente que envolve o tomador de decisão, alguns deles fora de seu controle, conhecimento ou compreensão e que afetam sua escolha.
6. Resultado. É a conseqüência ou resultante de uma dada estratégia.
O Tomador de decisão está inserido em uma situação, pretendo alcançar objetivos, tem preferência pessoais e segue estratégias para alcançar resultados. A decisão envolve uma opção.Para O a pessoa seguir um curso de ação, ela deve abandonar outros curso que sujam como alternativas. Há sempre um processo de seleção, isto é, de escolha de alternativa. O processo de seleção pode ser uma ação reflexa condicionada ou produto de raciocínio, planejamento ou projeção para o futuro .Todo curso de ação é orientado no sentido de um objetivo a ser alcançado e segue uma racionalidade .O tomador de decisão escolhe um a alternativa entre outras:se ele escolhe os meios apropriados pra alcançar um determinado objetivo, sua decisão é racional.
Tudo individuo é um tomador de decisão, baseando –se nas informações que recebe do seu ambiente, processando –as de acordo com suas convicções e assumindo atitudes,