Processo Decissorio - INDÚSTRIA DE ELETROELETRÔNICOS TENDENCIA DE 2015
580 palavras
3 páginas
VOCÊ È O EXECUTIVO DE EXPANSÃO DE UMA INDÚSTRIA DE ELETROELETRÔNICOS. SUAS VENDAS JÁ ESTÃO NO LIMITE DE SUA PRODUÇÃO. TENDO EM VISTA AS EXPECTATIVAS PARA 2015, VOCÊ INVESTIRIA PARA AUMENTAR A SUA PRODUÇÃO OU NÃO? JUSTIFIQUE.Não.
É indiscutível o momento de retração que a economia brasileira está passando. A queda do PIB no segundo trimestre de 2014 em relação ao mesmo período de 2013 obteve uma participação forte do setor industrial. As quedas consecutivas na produção industrial com a contribuição da Copa do Mundo são as principais causas apontadas por especialistas para a redução do PIB no segundo trimestre deste ano. Ao apresentar dois trimestres seguidos de PIB negativo, a economia brasileira entrou naquilo que é desigando como recessão técnica. Este quadro de recessão técnica não ocorria no Brasil desde o primeiro trimestre de 2009, durante a crise econômica mundial.
As exportações e importações do segmento industrial apresentaram um recuo no início de 2014 em relação ao ano passado e a taxa de desemprego no setor sofreu um aumento nos últimos meses, reflexo da fragilidade da indústria.
É importante ainda referir que a indústria eletrônica apresenta um crescimento estimado para esse ano, porém, com a inflação acumulada esse crescimento acaba por ser absorvido pelos déficits da economia. Devido aos problemas econômicos que o país vem atravessando, acaba por não ser um bom momento para investir no aumento da produção. A inflação em níveis acima do que era previsto pelos economistas e mergulhada num cenário de incertezas devido às eleições presidências fazem com que seja fundamental ter cautela na condução de mudanças no meio empresarial. Não pode ser igualmente esquecida a influência da variação do dólar em relação às especulações sobre o futuro do país. O mercado é positivista em relação à possibilidade da candidata Marina Silva sair vitoriosa nas eleições, porém as expectativas não são tão boas caso a presidente Dilma Rousseff seja