Processo decisorio
A Arte da Guerra foi escrito por Sun Tzu cerca de 500 anos antes de Cristo e ainda hoje causa um grande impacto na vida moderna, especialmente entre o meio acadêmico, mais especificamente nas áreas administrativas. Este que é considerado um clássico no mundo empresarial tem dado muitas contribuições ao fazer referências ao processo administrativo e nos últimos tempos tem recebido grande atenção por parte de professores e estudiosos do mundo empresarial.
Para administradores, gerentes, executivos e outros, esse livro mostra claramente, quais atitudes devemos tomar diante da concorrência que é o principal fator que cria ameaças e, algumas vezes,oportunidades para as empresas. Podemos perguntar que oportunidades a concorrência pode trazer para uma empresa, mas se pensarmos bem percebemos que a concorrência pode nos dar chance para desenvolvermos novas idéias e produtos, novos mercados e novas necessidades e principalmente novos conceitos de administração e negociação.
A arte de negociar tem relação direta com a arte de guerrear. Essa relação é tão verdadeira que se estudarmos as principais guerras que aconteceram no passado, a grande maioria delas começou depois de uma negociação em que as partes envolvidas não conseguiram chegar a um acordo. O desentendimento sobre a posse de um determinado objeto de poder tiraram a decisão da mão dos negociadores, levando-a para as mãos dos guerreiros. Essa era a tendência do procedimento — da mesa de negociação para o campo de batalha.
Objetivos — Como doutrina, podemos entender os “objetivos”. São eles que direcionam o