Processo decisorio resenha
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE SECRETARIADO
DISCIPLINA DE PROCESSO DECISÓRIO
RESENHA
Débora Nunes dos Santos
RECIFE, 24 DE FEVEREIRO
Introdução
A mente humana reúne um poder espetacular dentro de sua modesta massa de quase um quilo. Com pouco esforço realizamos tarefas complexas como lembrar rostos ou pegar uma bola entre outras tarefas, mais trazendo esse poder espetacular para a realidade do convívio humano, das organizações, como tratamos e reagimos aos estímulos do ambiente? As relações com fornecedores e públicos são realmente as melhores que poderiam ser? As decisões são realmente as mais adequadas ou a melhor para determinado contexto?
Para compreender os vieses comuns ao quais ancoramos nossas decisões, precisamos entender o processo de tomada de decisão e só assim perceber como as armadinhas dos vieses comuns interferem na percepção do processo decisório.
A anatomia de uma decisão
O modelo de tomada de decisão contempla seis fazes que consista:
1. Defini o problema: O que realmente estar em questão? O problema está bem especificado? É preciso ter um julgamento refinado para identificar e defini a situação.
2. Identificar os critérios: A maioria das decisões requer que você alcance mais de um objetivo.
3. Pondere os critérios: Critérios diferentes terão importâncias variáveis para o tomador de decisões.
4. Gere alternativas: Nessa etapa o administrador tem que identificar os possíveis cursos de ação.
5. Classificar cada alternativa segundo cada critério: até que ponto cada uma das soluções alternativas atende a cada um dos critérios definidos?
6. Identifique a solução ideal: O que realmente será melhor para a solução do problema.
Digamos que um administrador segue esse modelo de tomada de decisão de um modo totalmente racional e que de vez em quando apóia seu raciocínio