processo de usinagem
A furação é um processo de usinagem que tem por objetivo a geração de furos, na maioria das vezes cilíndricos, em uma peça, através do movimento relativo de rotação entre a peça e a ferramenta, denominada broca. A continuidade da retirada de material é garantida pelo movimento relativo de avanço entre a peça e a ferramenta, que ocorre segundo uma trajetória coincidente ou paralela ao eixo longitudinal da ferramenta.
A furação é, geralmente, o método de usinagem mais eficiente e econômico para executar um furo em um metal sólido e, frequentemente, é realizada em conjunto com outras operações de usinagem. A ferramenta utilizada no processo de furação é a broca. A broca mais comum utilizada na furação é a broca helicoidal, mas existe um grande número de tipos de brocas para as mais diversas aplicações.
Atualmente existem brocas com insertos intercambiáveis, com canais de refrigeração e de materiais mais resistentes que o tradicional aço rápido.
O equipamento utilizado para executar a furação é a furadeira. Estas máquinas têm como função principal a execução de furos, mas outras operações, tais como alargamento e rebaixamento, também podem ser realizadas. As furadeiras possuem um motor que aplica uma rotação a uma ou mais brocas que são responsáveis pela remoção do material.
Na escolha da furadeira mais adequada para cada trabalho a ser realizado devem ser avaliados os seguintes aspectos:
• Forma da peça; • Dimensões da peça;
• Número de furos a serem abertos;
• Quantidade de peças a serem produzidas;
• Diversidade no diâmetro dos furos de uma mesma peça;
• Tolerâncias requeridas para a peça.
Apesar da importância do processo, este recebeu poucos avanços até alguns anos, enquanto outros processos (como torneamento e fresamento) progrediram mais rapidamente com a introdução de novos materiais para ferramentas. No entanto, nos últimos anos têm crescido a utilização de centros de usinagem CNC (Controle Numérico Computadorizado) no processo de