Processo de transformação dos plásticos
Amanda Ponciano (UNIPAC-GV) e-mail
Camila Fonseca (UNIPAC-GV) e-mail
Washington Andrade (UNIPAC-GV) oiwashington@gmail.com
RESUMO
O plástico é uma realidade na vida de todos, é um material de fácil manuseio e de diversas aplicações. É bastante utilizado pela indústria como matéria prima para diversos produtos pelo seu baixo custo, peso reduzido, alta resistência elétrica e grande potencial de modelagem. Este artigo apresenta a aplicação, seu processo de transformação, e sua finalidade na indústria.
Palavras-chaves: Materiais plásticos, transformação de plásticos,
1. Introdução
O plástico se encontra presente na vida de milhares de pessoas, devido as suas diferentes formas e aplicações no nosso dia a dia.
Segundo a abiplast (2009) a indústria a produção de plástico produzido mais de cinco milhões de toneladas em 2009 e desde que foi criado, sua utilização cresceu consideravelmente, substituindo diversos materiais como aço, madeira e vidro.Sua aplicação é tão ampla que sua presença passa despercebido nosso cotidiano.
São usados em grande escala na produção de embalagens, principalmente de produtos alimentícios, utensílios domésticos e eletro-doméstico, além de suas aplicações científico-tecnológicas em diversas áreas da indústria. A popularização dos plásticos se deve, a praticidade de seu manuseio tanto pela indústria quanto pelo consumidor.
O plástico também conhecido como polímero (do grego: poli - muitas, mero - partes) Tem sua origem está no petróleo,a partir de seu refino são produzidos o gás natural, o gasóleo (que origina o diesel e a gasolina) e a nafta. Este por meio do processo de craqueamento(rompimento), gera sub-produtos denominados insumos básicos, são eles eteno,propeno,benzeno e paraxileno,produtos químicos capazes de gerar vários outros produtos de origem plástica. No Brasil existem cerca de 20 empresas produtoras de resinas, a maioria localizada nos Pólos Petroquímicos elas são