Processo de Reprodução das Relações Sociais
RELAÇÕES SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: ESBOÇO DE UMA INTERPRETAÇÃO HISTÓRICA METODOLÓGICA
RECIFE
2014
RELAÇÕES SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: ESBOÇO DE UMA INTERPRETAÇÃO HISTÓRICA METODOLÓGICA
Síntese apresentada como requisito parcial de avaliação da disciplina de Introdução ao Serviço Social, ministrada pela Profª Sandra.1º período de 2014, no curso de curso de Serviço Social – 2014.2.
RECIFE
2014
Os autores, Marilda Villela Iamamoto e Raul de Carvalho, deixam claro, no primeiro capítulo, que para situar o significado da profissão do Serviço Social, no processo de reprodução das relações sociais, é preciso primeiro entender o movimento de reprodução das relações sociais e, consequentemente do capitalismo. Eles ressaltam ainda que o serviço social é um tipo de especialização do trabalho coletivo, situado no interior da divisão sócio-técnica do trabalho. É, portanto, um elemento que participa da reprodução das relações sociais (relações de classe). Quando ela afirma que, segundo Karl Marx, “a produção capitalista é produção e reprodução das relações sociais de produção”, deve-se entender que a produção, assim também como o capital, é uma relação social de produção, e no processo capitalista de reprodução o homem produz e reproduz, não objetos materiais, mais sim, ocorre uma produção social entre pessoas e também entre classes sociais. A reprodução das relações sociais e conseqüentemente do capitalismo, é reprodução da totalidade do processo social, a reprodução de um determinado modo de vida que envolve o cotidiano da vida em sociedade; o modo de viver e trabalhar, de forma socialmente determinada, dos indivíduos em sociedade.
As relações sociais aparecem, mistificadamente, como relação entre coisas, essa mistificação se dá quando o capital se expressa sob a forma de mercadoria, mas as mercadorias não são apenas valores de uso, a mercadorias são, na verdade, produto do trabalho humano geral e