Processo de refino
Um FPSO (Floating Production Storage Offloading e) é uma embarcação flutuante utilizada pela indústria offshore para o processamento e armazenamento de petróleo e gás. É projetado para receber o óleo ou o gás produzido a partir de plataformas próximas ou modelo de submarino, processá-lo e armazenálo até que o petróleo ou o gás possa ser transferido para um tanque ou transportados através de um gasoduto. São preferenciais em regiões de fronteira marítima porque eles são fáceis de instalar, e não requerem uma infra-estrutura local para gasoduto de exportação de petróleo e gás. Pode ser uma conversão de um petroleiro ou pode ser uma embarcação construída especialmente para a aplicação.
UEZO – Embarcações Especiais
O primeiro óleo do FPSO foi o Castellon Shell, construído na Espanha em1977. A Sanha GPL FPSO que opera fora da costa de Angola, é o primeiro navio com completo processamento de gás liquefeito de petróleo a bordo e facilidades de exportação. Ele pode armazenar até 135 mil metros cúbicos de GLP, enquanto aguardam o descarregamento de petroleiros para exportação.
UEZO – Embarcações Especiais
O óleo produzido a partir de plataformas de produção fora da costa pode ser transportado para o continente seja por gasoduto ou por navio. Quando um tanque é escolhido para transportar o petróleo, é necessário acumular óleo em alguma forma de tanque de armazenamento, de tal forma que o petroleiro não esteja ocupado continuamente durante a produção de petróleo, e só é necessário que se produza uma vez para encher o tanque. Muitas vezes a solução é um petroleiro que foi desmantelado, despojado e equipado com instalações para ser ligado a uma bóia de amarração. O petróleo é acumulado no FPSO até que haja quantidade suficiente para encher um tanque de transporte, ponto em que o navio-tanque de transporte liga para que, a popa da unidade flutuante de armazenamento e óleo, escoa.
UEZO – Embarcações Especiais
FPSOs