processo de recrutamento de seleção de pessoas
O processo de recrutamento e seleção possibilita agregação de pessoas à empresa. Baseia-se em avaliar o candidato em expressão, projeção pessoal, sua personalidade, escolhas, definindo sua maturidade e conflitos e a forma em que vive.
Para Spector (2002) um desafio constante para muitas organizações é conseguir candidatos para as vagas disponíveis. Para poder contratar pessoas qualificadas, uma organização precisa ter um grande número de possíveis funcionários, a fim de poder escolher entre eles.
O objetivo é classificar candidatos adequados às necessidades da organização, existem diversos procedimentos adequados para identificar as características pessoais de cada candidato, com vista em possibilitar a seleção dos mais aptos. Esses procedimentos – os métodos de seleção – permitem o conhecimento não apenas das habilidades dos candidatos, mas também a previsão de seu comportamento no cargo a ser ocupado.
As técnicas de seleção de pessoal mudam, portanto, conforme o nível ocupado pelo cargo na hierarquia da estrutura organizacional, nível que normalmente é preestabelecido na descrição e especificação do cargo
(TACHIZAWA, FERREIRA e FORTUNA, 2001). O preenchimento de uma vaga é um aspecto de extrema importância dentro das organizações. Recrutar, selecionar, treinar e desenvolver empregados capacitados é mais um desafio que as empresas têm de enfrentar no mercado de trabalho. As empresas devem inseri-los em ambientes produtivos adequados e recompensá-los pelo seu desenvolvimento e empenho demonstrado.
A grande maioria das empresas tem seus cargos estabelecidos através da análise e descrição de cargos, e é em grande parte dessas informações e também através da observação das atividades, que a área de recrutamento e seleção de pessoas irá traçar quais serão os melhores meios para recrutar e selecionar as pessoas certas para a organização.