Processo de Reciclagem
O processo de reciclagem de uma máquina recicladora de entulho é simples. Primeiro todo o entulho é despejado no Britador primário de mandíbula e transportado para o separador de magnético que separa materiais que não serão reciclados, como por exemplo, o ferro.
Em seguida o material primário britado é transportado para o pulmão de abastecimento e logo depois esse material é britado pelo britador de impacto. Através das esteiras os materiais são transportados pela peneira vibratória até o seu ponto de descarte. Para finalizar o ciclo da reciclagem todo material já reciclado é separado em cinco tipos de medidas e levado por diferentes esteiras ao seu destino.
8. Materiais Gerados após o Processo de Reciclagem e suas Aplicações
O concreto reciclado já vem demonstrando uma boa atuação numa série de usos em obras urbanas, com a obtenção de custos bastante benéficos, é possível programar sua utilização em concretos para: bases de pavimentos, estruturas residenciais, e produção de artefatos pré-moldados em concreto (tubos, lajes, blocos), entre outros, desde que observada suas particularidades como: resistência, permeabilidade, fatores que podem ser limitantes em alguns casos. Segue alguns exemplos do material reciclado e sua possível utilização na construção civil.
Areia reciclada – Material com dimensão máxima característica inferior a 4,8 mm, isento de impurezas, proveniente da reciclagem de concreto e blocos de concreto, utilizada em argamassas de assentamento de alvenaria de vedação, solo-cimento, blocos e tijolos de vedação.
Pedrisco reciclado – Material com dimensão máxima característica de 6,3 mm, isento de impurezas, proveniente da reciclagem de concreto e blocos de concreto, utilizado na fabricação de artefatos de concreto, como blocos de vedação, manilhas de esgoto, entre outros.
Brita reciclada – Material com dimensão máxima característica inferior a 39 mm, isento de impurezas, proveniente da reciclagem de concreto e blocos de