processo de produção açúcar
A produção de açúcar do Brasil iniciou-se no período colonial, aproximadamente 1520, tendo sido o primeiro grande produto de exportação do país, deixando o Brasil até hoje como um dos maiores produtores mundiais.
O açúcar é usado por excelência na área de produção alimentar. Além de ser utilizado como adoçante, desempenha também outras funções que, embora menos conhecidas, o tornam um ingrediente importante na confecção alimentar. A sua capacidade para dar cor e paladar, e o seu contributo na textura, consistência, conservação e fermentação dos alimentos, são propriedades que outros adoçantes não conseguem alcançar. Fora da área alimentar, o açúcar tem ainda uma série de utilizações interessantes, nomeadamente na produção de colas e cimentos, no fabrico de tintas, no tratamento de peles, na composição de muitos produtos farmacêuticos, na produção de penicilina, se adicionado à água, ajuda a manter as flores frescas durante mais tempo e é o ingrediente que faz o vidro utilizado no cinema nas cenas de duplo.
História do Açúcar
O açúcar brasileiro alterou a dieta alimentar do mundo europeu. O produto, até o século XVI, vendido em boticas como remédio ou fazendo parte de heranças reais, passou a ser utilizado em larga escala. E a sobremesa se transforma numa presença constante nas refeições.
O caminho do açúcar até o Brasil foi longo. Há cerca de 6000 anos, os chineses já sabiam extrair o açúcar da cana. O produto já fazia grande sucesso e a cultura da cana se espalhou pela Ásia. O açúcar chegou à Europa há 23 séculos, trazido pelos exércitos de Alexandre Magno, quando regressaram da expedição de conquista da Índia.
Mais tarde, os cruzados trouxeram a cana-de-açúcar da Palestina e tentaram plantá-la nos seus países. Não tiveram grande êxito por causa do clima e o açúcar não deixava de ser um produto de luxo, vendido nas lojas dos boticários... Assim, o Oriente permanecia o maior fornecedor de