Processo de producao do biodiesel
A molécula de óleo vegetal é formada por três moléculas de ácidos graxos ligadas a uma molécula de glicerina, o que faz dele um triglicídio.
O processo para a transformação do óleo vegetal em biodiesel chama-se TRANSESTERIFICAÇÃO.
Transesterificação nada mais é do que a separação da glicerina do óleo vegetal. Cerca de 20% de uma molécula de óleo vegetal é formada por glicerina. A glicerina torna o óleo mais denso e viscoso. Durante o processo de transesterificação, a glicerina é removida do óleo vegetal, deixando o óleo mais fino e reduzindo a viscosidade.
Veja a seguir e nas demais páginas do menu à esquerda, como é feito e o que é necessário para produzir biodiesel.O texto acima é apenas uma breve introdução. Para ver esta página completa clique aqui e seja assinante.
BIODIESEL – VEJA COMO É PRODUZIDO O BIODIESEL
Compartilhe:
O combustível biodiesel é feito a partir de gordura animal ou óleo vegetal reagidos quimicamente com álcool.
É considerado Ecologicamente Correto por ser biodegradável e renovável e apresenta as seguintes vantagens:
Menos poluente que os outros combustíveis.
Oferece maior segurança aos produtores em seu manuseio e armazenamento.
É de alta lubricidade, sendo superior ao petróleo que perde parte dela durante o processo de produção de combustível.
Sua produção gera empregos no setor primário, evitando o êxodo rural, fazendo com que famílias permaneçam em zonas rurais e mantenham hábitos de vida sustentável.
É encontrado no mercado por um preço mais baixo que os outros combustíveis.
Não exige alteração nos motores automotivos que comportam o diesel, sendo o rendimento o mesmo quando usado o biodiesel.
São essas as principais vantagens da produção e da utilização do biodiesel, uma forma de utilizar combustível sem agredir tanto o meio ambiente.
Porém, essa alternativa que tanto colabora com a conservação do Meio Ambiente não é uma ação que gera somente vantagens.
A produção do