Processo de Planejamento Financeiro
O planejamento financeiro é um processo de preparação para qualquer empresa, no qual busca as necessidades em crescer de forma ordenada, adequando princípios padrões, métodos, técnicas e procedimentos racionais, práticos e competitivos.
Buscando antecipar a visualização dos possíveis resultados operacionais, que deverão ser alcançados no período, considerando os aspectos relevantes de produtividade, qualidade e competitividade.
Para fazer o planejamento, e vital que se conheça o contexto em que a organização esta inserida. Qual é a sua missão e quais são os seus objetivos básicos. Sobretudo quais são os fatores-chave para o sucesso. A partir daí pode-se começar a fazer o planejamento.
De acordo com Lemes (2002:.243)
“O planejamento financeiro direciona a empresa e estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro. Em sua maioria, as decisões numa situação de incerteza, isso exige que as decisões sejam analisadas com grande antecedência.”
Uma empresa tem como principal objetivo à criação e obtenção de valor, entretanto outros objetivos também estão implícitos dos quais destacam-se, uma maior taxa de retorno do capital, participação do mercado, obtenção de recursos financeiros. Um bom planejamento financeiro é a forma de garantir que os objetivos e planos traçados em relação às áreas particulares de operação da empresa sejam viáveis e internamente coerentes. O planejamento financeiro ajuda a estipular metas, deixando os gestores motivados, oferecendo os mecanismos para avaliação dos resultados.
Tipos de Planejamento
Planejamento Estratégico: refere-se a este tipo de planejamento, que envolve a organização como um todo, centra-se em objetivos de longo prazo, concentrando-se em atividades que resultem no desenvolvimento de uma missão organizacional clara, bem como de objetivos organizacionais e de estratégias