Processo de organizacao
Átomo
Trabalho apresentado pela aluna Rita Nº 32 1º semestre de Farmácia para Profº Fernando.
Prudentópolis, abril de 2012 Introdução
Há mitos anos a evolução dos estudos científicos tem confirmado que a matéria é constituída por pequenas partículas que chamamos de átomos. Átomo é definido como partícula sem partes, indivisível. A primeira ideia acerca dos átomos, por volta de 450 a.C., foi criada por dois filósofos gregos Demócrito de Abdera e Leucipo de Mileto. Eles imaginaram que ao se dividir, sucessivas vezes um corpo qualquer, haveria um ponto em que a divisão não seria mais possível. Nesse ponto chegaria ao átomo.
Tratava-se apenas de um pensamento filosófico, mas sem sustentação experimental, até que, em outro momento da historia a ideia do átomo foi retomada, começando-se uma serie de observações e estudos a seu respeito.
Átomos
A visão do átomo veio de vários campos da química e da física. A ideia veio da filosofia dos resultados da química dos séculos XVlll eXIX. Acreditava-se que era a menor porção em que se poderia dividir a matéria, mas a descoberta do próton e do elétron revelaram o equivoco dessa ideia, o reconhecimento do nêutron e de outras partículas subatômicas reforçou a necessidade de revisão do conceito de átomo.
Os atomistas encabeçados por Demócrito e seu professor Leucipo achavam que se dividíssemos e volta-se a se dividir o processo alguma vez haveria de parar. Para Demócrito a grande variedade de materiais na natureza provinha do movimento de diferentes tipos de