Processo de obtenção do ácido acético a partir do etanol.
O ácido acético ou ácido etanóico é o ácido carboxílico mais importante, pois possui ampla aplicação na síntese de vários compostos orgânicos. A sua principal aplicação é na composição do vinagre, que é uma solução aquosa de 4 a 10% em massa de ácido acético. Este é um líquido incolor de cheiro irritante e sabor azedo.
Para obtenção do ácido acético uma mistura de eteno com água foi proposta, que em seguida foi possível a produção do etanol. Daí com a produção deste etanol uma mistura de corrente de ar irá atravessar um reator de leito catalítico, com um catalisador que compreende paládio suportado em pelo menos um dos suportes seguintes: sílica, a-alumina, γ-alumina, zircônia monoclínica, zircônia tetragonal, sendo que a temperatura de reação está entre 100°C e 300°C, a pressão está entre 1 bar e 20 bar. Veja abaixo a reação: H2C=CH2 + H2O →CH3CH2OH eteno água etanol
CH3CH2OH+O2 (ar)→ H3C-COOH+H2O etanol oxigênio ácido acético água
Pode-se também produzir o ácido acético por meio da oxidação do metanol. Tem-se uma mistura de propeno mais água e em seguida tem-se a produção do metanol. Este metanol reagirá com uma carbonila, com a produção do ácido acético. Esta rota sintética acorre em 180°C com uma pressão entre 30atm a 40 atm.Veja abaixo a reação:
CH3CHCH2+H2O → H3C-OH+ CH2CH2 propeno água metanol eteno
H3C-OH + CO →H3C-COOH metanol carbonila ácido acético
Lembrando que quando o ácido acético estiver na sua forma pura, este será chamado de ácido acético glacial, pois se solidifica a temperatura de 16,7ºC ficando com o aspecto de gelo.
Algumas das aplicações mais comuns do Ácido Acético encontram-se